segunda-feira, 20 de abril de 2009

Bronca

O Ministério da Educação anunciou, semana passada, novas regras para o Enem. A proposta prevê, dentre outras coisas, que a prova substitua o vestibular. As gigantes, como Unicamp e USP, e a galera engajada em movimentos estudantis, estão metendo bronca na proposta. A Unicamp, por exemplo, disse que não vai mudar o sistema que utiliza há mais de duas décadas. Os engajados falam que a mudança é tímida.

 

A Universidade Federal da Bahia foi a primeira a aderir ao sistema, que vai integrar os vestibulares e deve mudar o perfil das provas. A Guida esteve atenta a este noticiário e me explicou que uma só questão pode conter temas de literatura, química, história, geografia etc. Isto é: não querem só saber se nós sabemos o conteúdo. Pretendem desvendar nossas mentes e testar se compreendemos aquilo que afirmamos que sabemos.

 

Eu e a Guida conversamos muito sobre isso nos últimos dias. Acabamos descobrindo que adicionamos mais uma dúvida ao nosso balaio. Minha mãe disse que toda mudança causa essas reações. A mãe da Guida achou tudo ótimo. Meu professor de literatura vê com desconfiança. E você?

 

Seguem abaixo vários textos relacionados a este tema.

No UOL: Enem exigirá do aluno capacidade de relacionar temas

No Terra: MEC e reitores definem quatro formas de adesão ao novo Enem

Usem o atalho abaixo e comentem!

 

Abs

Beto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nós queremos muito saber o que você pensa!